<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, junho 25, 2004

Instituto para a Conversação Natural da Penúria


(versão 794a - série "vícios")
A grave situação financeira que afecta as áreas protegidas está a pôr em causa a conservação da natureza em Portugal. Valha-nos o Euro e o seu legado de betão...
O Instituto da Conservação da Natureza está na mais absoluta penúria. Nos parques não há dinheiro nem para colocar cartas no correio e muito menos para contratar pessoal ou pôr de pé os projectos previstos nos planos de actividade. O orçamento está reduzido a metade do inicialmente previsto, perdem-se os fundos comunitários e a desmotivação é geral.

Algumas caricaturas num país enrolado em bandeiras que escondem tristes realidades:
- Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende (23): o sistema de televigilância instalado há seis meses e que custou quase meio milhão de euros não entra em funcionamento porque a EDP se recusa a fornecer energia eléctrica enquanto as dívidas não forem regularizadas.
- Parque Nacional da peneda-Gerês (1): não tinham 17 euros para comprar um medicamento para um lobo que permanecia em sofrimento. 16 técnicos estão sem receber desde Janeiro.
- Parque Natural de Montesinho (2): apesar do programa "Turismo da Natureza" as 10 casas do parque estão fechadas por falta de dinheiro para custear o seu restauro.
- Parque Natural Sintra-Cascais (8): para que viesse a público o processo de revisão do plano de ordenamento tiveram que oferecer-lhes papel para o fotocopiar.
- Parque Natural da Ria Formosa (13): não há dinheiro para comprar sacos de plástico para recolha do lixo.
- Parque Natural do Vale do Guadiana (11): não tem um único administrativo, ninguém que atenda telefones ou receba visitantes.

Elucubrários:

sábado, junho 19, 2004

É portuguesa com certeza


(versão 776a - série "vícios")
O Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) é uma unidade de referência ao serviço da comunidade, principalmente, dos mais pobres.
Atente-se no estatuto da CVP (consagrado em Decreto - Lei 10/93 de 27 de Abril, publicado em Diário da República):
"A Cruz Vermelha Portuguesa, abreviadamente por CVP, é uma instituição humanitária não governamental, de carácter voluntário, que desenvolve a sua actividade devidamente apoiada pelo Estado, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, com plena capacidade jurídica para a prossecução dos seus fins."
E tudo isto por mor de quê? Notícia vinda a público diz-nos que os 3 responsáveis do hospital da CVP receberam entre 2001 e 2003 o triplo do estabelecido para os gestores dos hospitais SA. Qualquer coisa como 15000 euros mensais... O próprio presidente da CVP (Nogueira de Brito) que exerce o cargo a título gratuito colmatou a surpresa inicial quando a jornalista Graça Rosendo (do Expresso - edição de 10/06) o confrontou com aqueles valores, dizendo que os vencimentos foram decididos por uma comissão de remunerações presidida pela sua antecessora, Maria Barroso.
E que mais respiguei do site da CVP? O seu artigo 2.º - Princípios fundamentais:
1 - Humanidade
2 - Imparcialidade
3 - Neutralidade
4 - Independência
5 - Voluntariado
6 - Unidade
7 - Universalidade
Claro que no próximo peditório serei dos primeiros a sair para a rua... interpelarei todos os potenciais beneméritos para que ajudem a CVP a pagar os ordenados de quem é a favor dos mais vulneráveis.

Elucubrários:

quarta-feira, junho 02, 2004

Somos o 14.º país do Mundo
(versão 739a - série "iliterato em campanha")
O relatório anual da associação italiana Telefono Arcobaleno reserva para Portugal, no infeliz ranking dos sites de conteúdos pedófilos, o 14.º lugar. Valha-nos ao menos esta tão desonrosa distinção.
Como é possível estar só em 14.º lugar se no nosso mui europeu país não existe sequer uma linha directa de denúncias.
Esquecimento? Mas se até o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia criticaram este desinteresse português pelo plano de acção para uma Internet mais segura?
Não será por falta de financiamento, que também os há especificamente para este tipo de projectos.
E andam as crianças neste país pelos chats de conversação sem controlo dos pais, sem controlo de ninguém... fácil engodo e mais ainda para os seguintes:

1.º - Estados Unidos (10.503 sites)
2.º - Coreia do Sul (1.353)
3.º - Rússia (1.232)
4.º - Brasil (1.210)
5.º - Itália (423)
6.º - Espanha (288)
7.º - República Checa (285)
8.º - Japão (165)
9.º - Suécia (123)
10.º - Canadá (116)
11.º - Austrália (88)
12.º - Alemanha (71)
13.º - Eslováquia (56)
14.º - Portugal - 51 (5.º da União Europeia)
Para aprender com quem se preocupa com os direitos das crianças:
Elucubrários:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?