<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, abril 12, 2004

As peles estão na moda


(versão 625a - série "iliterato")
Os caçadores de focas canadianos começaram hoje, na Terra Nova, o abate de focas, depois do Governo ter autorizado a morte de mais de 350 mil animais. Movimentos ambientalistas e dos direitos dos animais já avançaram os protestos contra a maior caçada dos últimos 50 anos.

Otava alega que a campanha é economicamente justificada e nega quaisquer fragilidades a nível ecológico. Além disso, a partir de agora, a matança das focas tem novas regras, segundo as quais estas não devem ser espancadas até à morte mas baleadas, noticia a BBC online.

Em 1972, os Estados Unidos suspenderam as importações de produtos derivados destes animais e, uma década depois, a União Europeia avançou com a proibição de importações de peles de foca.

Como resultado, o Governo canadiano reduziu as quotas de caça para 15 mil por ano, principalmente para consumo de carne e artesanato local. Mas, com as peles novamente na moda, a caça retomou o antigo vigor. No ano passado, o Canadá voltou a aumentar as quotas, permitindo a matança de um milhão de focas no espaço de três anos.

John Efford, ministro canadiano dos Recursos Naturais, sublinha que muitos protestos estão errados. Segundo Efford, a população de focas estava a crescer demasiado e os recursos pesqueiros a desaparecer.

Vários movimentos ambientalistas já iniciaram campanhas onde apelam ao boicote do turismo no Canadá. "Filmámos e presenciámos focas a serem esfoladas vivas", disse Rebecca Aldworth, do International Fund for Animal Welfare. Esta organização critica ainda o Governo canadiano por adiar a entrega de licenças para os activistas presenciarem os abates.

Segundo o Canadá, deverão existir 5,2 milhões de focas na Gronelândia, contra os 1,8 milhões em 1970.
(notícia retirada da edição electrónica do Público)


Elucubrários:

sábado, abril 10, 2004

Crucificados


(versão 617a - série "vícios")
São cada vez mais os turistas que se deslocam às Filipinas para assistirem à revisitação bimilenar dos penitentes que se fazem crucificar. A estes sobra-lhes para além da vida a fé…
Paixões gibsonianas? Promoções algo exangues que o Vaticano teima em condenar? E será que condena? A realidade travestida é sempre ficção? E a ficção que se traveste de verdade histórica e vergasta-nos com quilos de cruzes tingidas de litros de sangue? Sandálias de pescador decoradas a ouro. A realidade é bem mais pobre.
Não haverá por aí uma qualquer agência de viagens que queira explorar a recreação da crucificação num qualquer lugarejo deste luso território?
Chamem-lhe turismo religioso...

Elucubrários:

quinta-feira, abril 01, 2004

Mentira verdadeira
(versão 606b - série "pensamentOcioso")
Hoje não é o dia de amanhã.

Elucubrários:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?